quinta-feira, 27 de novembro de 2008

100.º POST

Hoje, tenho o orgulho de postar pela centésima vez por aqui. Esse post não poderia ser um post qualquer. Então, deixo vocês com um pouco da história do Muitos em Um. Espero que curtam!

Como tudo começou

Há alguns anos, existia um blog chamado
Verbalize Já. Nele, escreviam alguns amigos meus e mais alguns outros colunistas. Ao todo eram cinco pessoas, revezando de segunda à sexta, cada um com um respectivo assunto. Nas quintas-feiras, era a vez de Clarissa Marinho. Ela escrevia contos. E que contos! Lembro ainda do primeiro conto que ela publicou no VJ: “O Assalto”. Eu ainda não a conhecia, mas, devido a minha paixão pelos seus escritos semanais, passei a conhecê-la. Transformei em versos e musiquei um de seus contos, “A Lua”. Daí surgia uma amizade baseada na troca de experiências, já que Clarissa curtia minhas músicas e eu, como já disse, os seus contos.

Com o fim do VJ e inspirado na arte de Clarissa, passava então a escrever meus próprios contos. Eram ruins demais, creio eu, mas continuava mesmo assim, por exercício mesmo. Em 17 de março de 2007, eu publicava o meu primeiro conto,
“Seis Dias Depois”, em meu fotolog. Como capa, usava simplesmente a foto de um revólver. A idéia de fazer capas para os contos só viria um pouco mais tarde.

Com o tempo, o fotolog passou a limitar minhas idéias, tendo apenas quinhentos caracteres disponíveis para postar contos que ultrapassavam o setecentos. Surgia assim a idéia de um blog.

Muitos em um?

Os contos, hoje vejo, mesmo com grotescos erros de português, acabaram fazendo certo sucesso entre os amigos. Tudo bem, amigos são suspeitos, mas eles liam até o fim, além de comentarem. Até uma série de cinco capítulos,
“Quatro Mais Um”, em pleno feriado prolongado. Foi quando eu percebi que precisava apenas melhorar (está bem, melhorar e muito) para que a coisa ficasse pelo menos um pouco mais séria.

Precisava de um nome para isso aqui. Eu pensava em vários. Até que me atentei a algumas críticas que recebia no fotolog. Alguns diziam que eu escrevia muito diferente entre um conto e outro. Como se fossem escritores diferentes. Eu não sabia como sanar isso, e acho que até hoje não sei. Então, se pareço ser muitos em um só: Muitos em um!

O primeiro conto a ser publicado no blog foi
“O Incapaz”, em 04 de março de 2008. Eu me empolgava com o novo formato de publicação. Começava então a produzir cada vez mais.

Idéias, textos, tempo...

Trabalhando e fazendo faculdade, eu preciso confessar que, às vezes, é difícil manter o blog atualizado. Mas quanto mais coisas eu faço, mais contato com o mundo eu tenho e, conseqüentemente, mais idéias para criar me vêm. Uma frase dita no vento, uma história contada por algum amigo, uma música. Tudo me vem como “frutas”. Junto tudo e faço uma vitamina, que costumo chamar de conto.

Sinto-me pressionado a escrever. Eu não possuo chefe no blog. Então, de onde vem tal pressão para escrever cada vez mais e mais? De mim mesmo. Às vezes, me pego escrevendo entre garfadas, na hora do almoço. Por quê? Porque gosto, ora! Apenas isso. O meu dia tem apenas vinte e quatro horas, como o de qualquer um, porém, uso cada minuto de maneira correta, acredito eu, a fim de usar apenas o “resto” que me sobra para o sono. Coisa que faço muito pouco.

Foto da capa por:

Eu não sou fotógrafo e muito menos fotogênico. Então, possuo amigos que, gentilmente, cedem suas fotos para ilustrarem alguns contos. Amigos que fotografam bem e acabam virando leitores do blog também. É sempre uma troca. Sempre! A Fabiana Romeo e o Gabriel Andrade são um dos que mais fotografaram para esse blog. Aninha Shinoda contribuiu bastante também, porém, de uma maneira diferente. A Aninha incorporou, a pedido meu, a personagem mais fofa desse blog, a Luana.

O que aconteceu nas séries
“Luana” e “Duas” foi algo que me deixou muito feliz. Os leitores praticamente “adotaram” a Luana e sua gatinha Mimi com comentários que me deixavam cada dia com mais vontade de escrever. O carinho demonstrado pelos leitores me motiva muito! Mesmo!

Enfim, devo um agradecimento especial a todos que me cedem suas belíssimas fotos!

Discos e livros

Os discos e livros do meu momento ficam sempre expostos na coluna da esquerda para, não só divulgar os trabalhos alheios, mas levar ao leitor um pouco da atmosfera que me ronda. Assim, às vezes fica claro de onde veio tal idéia ou fase pela qual minha escrita passa. Sempre me sinto influenciado pelas coisas que leio ou escuto. É isso.

Muito obrigado pela leitura de sempre

É mais ou menos assim que agradeço aos scraps, e-mails e comentários que recebo referentes aos contos. Não é muito fácil manter, mesmo que num número pequeno, leitores atentos num blog de textos não muito curtos como o Muitos em um. Agradecer é o mínimo que devo fazer pelos minutos que me cedem de suas vidas. Ver filmes no youtube é muito mais fácil, não?

E por falar em video...

Segue um video comemorativo do centésimo post do Muitos em um!



* * *

Um grande abraço!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS!
poxa fico muito feliz por você, e principalmente por saber que as minhas manhãs ainda serão preenchidas com contos que, você sabe, eu gosto de verdade!

Saiba que contribuiu e MUITO para aumentar meu gosto pela leitura.

Beijooooooss e até o 101!!!!!!!

Veiga disse...

parabens!!

e q venham muito mais.

Anônimo disse...

Parebens pelo sucesso!

Luis Filipe disse...

muito legal teu blog
espero sinceramente que venham mas 100, 200, 300 posts para voce

Anônimo disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Janaina W Muller disse...

Noossaaa! Centésimo post? É isso aí!
E eu tenho certeza que virão mais cem posts e depois mais cem...do jeito que vc escreve e com essa paixão pela criação, com certeza esse blog terá vida muito longa :D


Parabéns :)
Abraços
='-'=

Anônimo disse...

Parabéns Lu, sua tendência é evoluir sempre, do jeito que busca o crescimento, como escritor e leitor.

Eu confesso que fico admirada com a quantidade do que já produziu. Isso é um indício de que vem muito ainda por aí e mais: um livro.

beijos e sucesso

Clarissa Marinho

Anônimo disse...

se sente pressionado a escrever? isso eh muito bom! assim se ganha o título de escritor, vide Rilke.

Vanessa Sagossi disse...

Êee!! 100º post.
E pode continuar até o 1.000º que a gente tá aqui lendo e perguntando: "cadê a continuação?", vai postar hoje?", "ah, posta hoje!!"...

E a Luana.. É claro. Ela é super fofa! E estamos esperando ela por ai.. heheh

Adorei o vídeo!!! Você montou de uma forma muito legal! "Não consigo terminar essa merda" rsrsrs... E a confecção da Capa de Luana (5) no Corel: amei!
Ahh, a parada que vc colocou dos comments parou em um meu.. heheh (viu, isso é ser observadora.. rsrs)

Anônimo disse...

aeaeaea!
Parabéns pelos 100 posts, sei que ainda virão muuuiitos!
Como vc ja deve ter percebido, virei fã do seu blog, e continuarei frequentando sempre que puder!
Fico feliz também por ter contribuído por Luana, ela agora faz parte de mim :)
Sucesso!!!
e continue postando =D

bjos

Lucas disse...

Daqui a algum tempo será um post comemorativo pela publicação do seu livro de contos, ou quem sabe, de um romance.

Espero que tuas histórias te levem bem mais longe do que a 100 postagens no seu blog.

Torço por ti!

Abraço;